18/08/2014

Opinião: Just One Night - Gayle Forman

Olá! :D
Finalmente, consegui escrever a minha opinião desta novela!
Para quem não sabe, a minha opinião de "Just One Night" tem a ver com outra das minhas opiniões, que é "Just One Day" sendo que esse livro é o primeiro da série, e esta novela (sim, é uma novela) dá um final para "Just One Day", e também "Just One Year", o segundo livro da série.
Por isso, não deixem de ler a opinião de "Just One Day" aqui, antes de lerem esta opinião!


Título: Just One Night
Autora: Gayle Forman
Editora: Random House Children's Publishers UK
Páginas: 40
Just One Day #2.5


Sinopse: After spending one life-changing day in Paris with laid-back Dutch actor Willem De Ruiter, sheltered American good girl Allyson “Lulu” Healey discovered her new lover had disappeared without a trace. Just One Day followed Allyson’s quest to reunite with Willem; Just One Year chronicled the pair’s year apart from Willem’s perspective. Now, back together at last, this delectable e-novella reveals the couple’s final chapter.




------Sem spoilers!-----
Just One Night dá uma conclusão aos dois primeiros livros da série, escrita por Gayle Forman, "Just One Day" e "Just One Year".
É uma novela e só têm 40 páginas, por isso, é muito rápido de ler! E também indolor xD
Gostei imenso de saber finalmente o que tinha acontecido ao Willem, mas também achei que o final foi muito rápido e que não houve "aquela" conclusão a longo prazo (se isso faz sentido) que os fãs queriam, porque acabou muito subitamente e em vez de me dar uma resposta quando ao futuro deles, o que me deu foram perguntas. Neste momento, adoraria se a Gayle decidisse fazer outra novela, ou livro, sobre a Allyson e o Willem depois de um ou dois anos, para poder realmente ver como é que eles se adaptaram, e como as outras pessoas se adaptaram à relação deles.

------Com spoilers!-----
A novela começa logo a seguir a Allyson entrar dentro do apartamento do Willem, e seria de esperar que eles finalmente falassem, o que até aconteceu, mas não esperava que eles se beijassem.
Quer dizer, ela passou quase um ano a achar que ele a tinha abandonado e logo quando se reencontram, decidem beijar-se? Isso não fez grande sentido para mim.
Mas gostei imenso de saber a parte da história do Willem (sendo que não li "Just One Year", que conta o lado dele da história) e ver o quanto ele se importava com a Allyson e o quando gostava, e gosta, dela.

Também achei muito inteligente da parte da autora, de escrever a novela com os dois lados da história, ou seja, com ambos os pensamentos da Allyson e do Willem porque assim, não importava se o leitor tinha lido os dois livros, ou só "Just One Day", como eu.

Outra coisa que adorei ler foi, o quanto os amigos do Willem adoravam a Lulu, ou seja a Allyson, o amor de um dia do Willem. Foi tão querido descobrir que todos eles, amavam-na e já tinham ouvido falar dela milhares de vezes porque o Willem nunca a deixou de procurar. Acho que foi o que mais gostei.
O Willem não foi a minha personagem preferida (como disse na opinião de "Just One Day"), e até não gostava muito dele porque parecia que havia sempre imensas mulheres na sua vida, mas depois de descobrir o quanto ele se tinha esforçado para encontrar a sua Lulu, e o quanto os amigos deles gostavam dela e a tratavam bem porque ele a amava, ele meio que me conquistou! xD

Mas houve duas coisas que me irritaram imenso nesta novela, e a primeira é culpa da autora, que decidiu escrever uma história em que o destino odiava a relação do Willem e da Allyson, e a segunda foi o final.

A primeira que me irritou, como disse, foi o destino. Pois, não foi lá muito simpático para a Allyson e para o Willem, sendo que eles tiveram os dois no mesmo país (México), na mesma festa na praia, a pensarem um no outro e ainda assim, não se encontraram.
Isso irritou-me, mas toda a gente sabe que o destino nem sempre corre a nosso favor.

E a segunda foi o final.
Não me vou explicar muito porque já o fiz na parte "sem spoilers", mas não gostei do final porque foi muito inesperado e não me deu aquele sentido de "pronto, agora eles vão ficar bem, agora vai tudo correr bem", até ao contrário. Fiquei com muitas perguntas sem resposta, e gostava mesmo que a autora tivesse escrito, pelo menos, um capítulo sobre a vida deles depois de voltaram para a América, quando ele estivesse em Nova York e ela na universidade. E a verdade, é que gostava mesmo de ter lido a Allyson a apresentar o Willem aos pais, porque a relação dela com a mãe, no ínicio de "Just One Day" era complicada mas durante o desenrolar do livro, foi-se tornando melhor até que, ficasse simplesmente adorável e queria saber, o que é que a sua mãe achou do Willem e da história deles.
Como é óbvio, não foi um final.
Por isso, se a autora decidisse continuar com os livros, eu estaria lá a apoiá-la! :D

Mas ainda assim, foi muito bom ver tudo explicado e vê-los, mesmo que durante pouquíssimo tempo, como um casal.
E por isso mesmo, decidi dar a seguinte classificação:

Alguém já leu "Just One Day" ou "Just One Night"? O que acharam?
Beijos, Ana

11 comentários:

  1. oi!! eu li e adorei os livros.. mas não tem pdf em português do apenas uma noite??

    ResponderEliminar
  2. Ana, adorei seu blog!!! To lendo a serie e to amando, a Gayle arrasou nesses livros. Voce tem como me enviar o just one night por e-mail? Em inglês mesmo, to muito ansiosa pra saber o final hahahah beijos meu e-mail é flaviarobertss@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Flavia!
      Também gosto muito da escrita da Gayle e gostei muito destes livros.
      Como já li o livro há bastante tempo, já não tenho o ebook.
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá :))
    Eu sou apaixonada por essa história e a Sra Gayle me deixou com mais vontade ainda de conhecer a Europa kkkk
    Tenho uma pergunta que pode partir meu coração ou talvez não hahah
    Você, por um acaso, sabe se essa livro vai realmente ser um livro pra eu matar essa agonia de Willem e Allyson? Adoraria saber kk
    Beijinhos de Luz
    Mari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! :D
      Também gostei muito desta série!!
      Estás a falar de "Just One Night" certo? Pelo que eu sei ele não vai sair em formato físico, podes comprá-lo (em inglês) em ebook e lê-lo assim, mas em livro não porque é muito pequenino para valer a pena.
      Beijos!!

      Eliminar
  4. Oi boa tarde, você tem just one night em inglês? Poderia me enviar? karolineimai@hotmail.com Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Ana, vc pode enviar o livro "Just one night" por e-mail para mim?
    A propósito, se você ainda não leu, deveria ler "just one year"... ficará apaixonada por Willem

    ResponderEliminar
  6. Olá , eu tenho o livro apenas um dia , apenas um ano … quer dizer que há mais um livro " apenas uma noite " ?

    ResponderEliminar
  7. Olá , eu li o livro apenas um dia , apenas uma noite … quer dizer que também há o apenas uma noite ?

    ResponderEliminar