19/01/2014

O que é ser ficwriter? + Minha experiência depois de 3 anos!


No dia 11 de janeiro, eu postei no Facebook uma pequena mensagem anunciando que nesse dia, eu completava 3 anos desde que me inscrevi no site Nyah! Fanfiction :)


E a verdade é essa mesmo.
Em três anos, tanto aconteceu e eu tive a chance de aprender coisas imagináveis e descobrir um mundo gigantesco de oportunidades infinitas! E esse é o mundo das fanfics, da escrita, dos designs e de tudo o que acabou por vir junto...
Onde nos deparamos com situações peculiares e nada de extraordinárias, ao mesmo tempo.
Onde conhecemos pessoas novas, que não chegaria-mos a conhecer se não fosse desta maneira.
Aprende-mos, corrigimos e aperfeiçoamos-nos dia após dia, numa luta constante para uma iludida perfeição.


Mas o nosso mundo, não é (nem de perto) um mar de rosas.
Escrever fanfics não é fácil, assim como qualquer outra coisa que exija trabalho, esforço, dedicação, concentração, criatividade e originalidade.
Escrever, qualquer coisa sem ser essencialmente fanfics, não é sentar numa cadeira com um computador à frente e ir escrevendo corrido. Não!
Exige um trabalho enorme, por detrás do simples gesto de escrever.
Exige pensamento, planeamento, decisões, preparações e claro, criatividade e originalidade (de novo) para que tudo faça sentido para o leitor.
Escrever exige trabalho. Sim!
Mas escrever é um pequeno prazer da vida.
E eu posso dizer, com muito orgulho, que escrevo.
Posso dizer, que a minha saída de emergência é a escrita, que essa é a única forma que, para mim, resulta eficazmente para combater e solucionar um problema que esteja a ocorrer na minha vida.

"Quando, conheci o mundo das fanfics, percebi que a ilimitada imaginação dos ficwriters 
(escritores de fanfics) era capaz de criar histórias melhores do que muitos livros que já havia lido. 
Foi então que comecei minha primeira fanfic e leitores fiéis não me deixam desistir de escrever até hoje."
 - Babi Dewet

Mas, como disse anteriormente, escrever fanfics não é definitivamente um trabalho fácil!
E se algum dia no futuro, me lembrar destes últimos 3 anos, eu tenho a certeza que alguma destas coisas, a seguir, vão surgir logo na minha memória, porque escrever fanfics é:

#1- Dormir? Para quê?!
... não ir dormir até acabar o capítulo!
E acho que toda a gente sabe do que estou a falar.
Inspiração não tem hora marcada, e a verdade é que tende a aparecer nas piores alturas...como às 2 horas da manhã! Mas o nosso orgulho impede-nos de ir dormir, ficamos em frente ao computador e escrevemos... e escrevemos... até que já são 5 horas da manhã, a nossa visão está toda embaciada, 85% das palavras têm erros ortográficos e nós precisamos mesmo de dormir.


#2- Qual era a palavra mesmo?
... esquecer o vocabulário quando mais precisamos dele!
Então, lá estamos nós a escrever aquele capitulo maravilhoso, e do nada não consegui-mos simplesmente lembrarmos-nos daquela palavra, que na nossa opinião, faria uma enorme diferença no nosso capitulo!
Sem aquela palavra, o capitulo com certeza que não vai ser o mesmo.

#3- Não é "mais", é "mas"...
... expormos os nossos erros ortográficos!
Para quem já lê fanfics há algum tempo, e nem precisa ser há muito, mas para quem já leu mais de 5 fanfics existem certos erros que aparecem com bastante frequência... como um "mais" no início da frase com um sentido de oposição, quando claramente o que a autora queria escrever era "mas".


#4- Não é plágio, é inspiração sem crédito
... lidar com falta de respeito!
Esta deve ser a pior das experiências que eu, e qualquer outra pessoa que cria algo, pode ter de passar. Plágio não é bonito! É crime, e não só mostra uma falta de carácter, como também falta de respeito e e originalidade! Fico possuída quando vejo fanfics muito semelhantes às minhas, e que até têm o mesmo título e enredo, mas com personagens diferentes para parecerem mais autênticas.


#5- A dor do "AMEI, NÃO DEMORA"
... ver o nosso esforço ser reduzido a três palavras!
Já aconteceu isto a toda a gente e, eventualmente toda a gente já se queixou ou se entristeceu por causa dos comentários curtíssimos que alguns leitores escrevem. É normal, mas revoltante né?
Vá lá, custa alguma coisa escrever um review que tenha uma introdução, desenvolvimento e conclusão? Que seja objetivo ou subjetivo, como preferirem, mas que dê à autora uma noção do seu trabalho?


#6- Onde coloco este livro?!
... ser viciado em livros e não ter mais espaço na estante!
A verdade é esta: quem gosta de escrever provavelmente também gosta de ler, e até porque ler ajuda (e muito) a melhorar a escrita! Mas ler é um vício, e com vícios vêm excessos, e com excessos vêm "Não tenho mais espaço para guardar este livro!"

"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; 
uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro." 
- Samuel Johnson

#7- Anotando TUDO!
... anotar até a mais estúpida ideia, pois pode vir a dar jeito!
Eu não devo ser a única que tem um caderninho ao lado da cama, cheio de anotações e riscos né? E esse caderninho dá muito jeito, pois é lá que escrevo os capítulos, faço esquemas para completar as sínteses dos próximos capítulos, escrevo ideias novas para fanfics, textos e até desenho.
É o caderno que carrego comigo para todo lado, pois é um utensílio básico de um escritor.

Escrever, para mim, é isto.
Se me perguntarem, o que é que ei de me lembrar, quando for mais velha, destes últimos três anos provavelmente vai ser isto: vai ser as noites mal dormidas, os comentários pouco originais, as folhas soltas com partes de capítulos espalhadas pela mala, os livros em cima da cama e as maravilhosas amizades que conquistei neste tempo todo!
E por isso mesmo, devo agradecer-vos pois foram vocês que tornaram tudo isto possível :D
Com muito amor,
Ana

MUITO OBRIGADA! 

4 comentários:

  1. Simplesmente, tudo o que você escreveu é verdade. Quantas noites fiquei sem dormir e depois de postar um capítulo, fiquei atualizando a página em 5 em 5 segundos! Ah, verdadeiramente não é facil. Beijos.

    P.S. Me escrevi para staff ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Ser escritora de fanfic dá trabalho né? xD
      Acabei de ver a tua inscrição, e foste aceite! (parabéns!) :D AHHHH QUE GIRO :D
      Beijo, Blair

      Eliminar
    2. Feliz por isso. Pode me passar o crono e o fomulário, para que eu possa começar a fazer os pedidos?

      Aguardo sua resposta.

      Kisses!

      Eliminar