08/09/2014

Opinião: Se Dizer que Te Amo, Vou Ter de Te Matar - Ally Carter

Olá!
Mais uma semana começa e com ela, mais algumas opiniões! :D
Hoje teremos a opinião de um livro que comprei e li a semana passada! Por isso, vamos lá!


Titulo: Se Dizer que Te Amo, Vou Ter de Te Matar
Autor: Ally Carter
Editora: Booksmile
Páginas: 304
As Miúdas Gallagher 1

Sinopse: O Colégio Gallagher (para Raparigas Excecionais) parece, à primeira vista, uma escola típica, onde as adolescentes se preocupam em combinar a cor da mala com o top que vão usar, e suspiram quando um professor giro lhes sorri.
Isso até é verdade, mas o que o comum dos mortais desconhece é que nas suas malas levam câmaras ocultas e o tal professor giro dá aulas de Preparação para Missões Secretas. O Colégio garante que forma os maiores génios do país, mas na realidade é a melhor e mais conceituada escola de espias e agentes secretas.
Cammie Morgan (ou Camaleão, como gostam de lhe chamar) é uma das miúdas de Gallagher. Passou para o segundo ano do curso e pode dizer-se que é uma ótima aluna: é fluente em catorze línguas e capaz de matar um inimigo de sete maneiras diferentes (uma das quais apenas com esparguete cru).
Mas ela é também uma adolescente. E no momento em que conhece um rapaz da cidade, que nunca poderá saber quem ela é na realidade, percebe que há questões para as quais o Colégio não a preparou. Cammie está prestes a enfrentar a missão mais perigosa de sempre: apaixonar-se! Será que está preparada?


Série: 
Livro 1 - Se Dizer que Te Amo, Vou Ter de Te Matar
Livro 2 - Juro Dizer a Verdade, Toda a Verdade e Nem Sempre a Verdade
Livro 3 - Quem Vê Caras, Não Vê Espiões
Livro 4 - Only the Good Spy Young (sem título em português)
Livro 5 - Out of Sight, Out of Time (sem título em português)
Livro 6 - United We Spy (sem título em português)



------Sem spoilers!-----
Um livro muito rápido, leve e engraçado! (assim como disse no goodreads xD)
Comecei-o num dia e acabei-o no dia a seguir, o que não é muito normal, para mim, em livros de 300 páginas.
Mas este... foi daquelas leituras que simplesmente nos faz voar e perder completamente a noção do tempo, ou da página em que estamos xD
Adorei toda aquela história de espias e o quão "escondido" isso está na nossa sociedade que nem vemos certas coisas. O Colégio Gallagher é um colégio que gostei imenso, desde a história por detrás dele, como todo o espírito das alunas que lá estudavam e dos professores que lá leccionavam.

A vida das miúdas de Gallagher também foi algo que me interessou imenso porque, em vez de nos serem apresentadas miúdas snobes e ricas, foram-nos apresentadas raparigas que são obrigadas a um estudo muito mais exigente que o nosso e que não sabem quem são, devido ao facto, de estarem sempre a fazer de conta que são outras pessoas.

Não foi extremamente bom, mas foi um ótimo começo de série! As personagens eram maravilhosas (bom exceto dois personagens que não gostei muito, mas ainda assim, foram todos escritos de uma maneira maravilhosa), e a história foi muito engraçada! Deixando-nos a querer e desejar por mais!

E P.S: Não se deixem rejeitar este livro só por ser de um género juvenil!

------Com spoilers!-----
A Cammie é a nossa personagem principal. Uma personagem daquelas que só dá vontade de agarrar e abraçar!
Sinceramente, estava à espera de uma personagem um pouco mais "estúpida", ou seja, mázinha e popular (não sei porquê, mas deve ser pela capa xD) mas em vez disso, a Cammie é uma rapariga muito simpática, prestável, leal e tímida. Ela não se acha nada de mais, sendo que comparada a uma das suas melhores amigas que é muito bonita, a Bex e à sua mãe, que também é diretora do colégio onde ela anda, a Cammie passa completamente despercebida por ter uma aparência tão "normal".

O pai da Cammie foi dado como morto, mas o corpo nunca foi encontrado e o facto de não ter o pai por perto, nem pelo menos, o seu corpo, é algo que a afeta muito tanto por ter perdido o pai mas também porque no mundo dos espiões, existir alguém dado como morto mas não haver um corpo é sentido como um "falhanço" para o espião que morreu e não é visto com bons olhos.
Senti que há muitas coisas por detrás da morte do pai da Cammie, que ainda não foram descobertas e que um professor novo, o Joe Solomon, poderá saber mais sobre esse assunto e não querer contar.

Não sou grande fã do professor Solomon mas também não o odeio. Acho que como professor, o seu trabalho é ensinar o quão difícil a vida de um espião que faz trabalho de campo, pode vir a ser.

Também gostei das melhores amigas da Cammie, a Liz e a Bex mas senti que, quando as quero descrever não há muito que dizer sobre elas, e espero que isso mude no próximo livro.
A Liz é muito inteligente e acho que pudemos compará-la à Hermione Granger de Harry Potter. Está sempre a apontar tudo, sabe sempre as respostas e não é grande fã de aulas como a que o professor Solomon lecciona, sendo que são práticas e não teóricas.
A Bex é caracterizada como a mais bonita do grupo. Também é muito inteligente (mas todas as miúdas de Gallagher tem de o ser, para entrarem no colégio) e é inglesa, o que dificulta a sua aprendizagem nas aulas de condução.

Mais para a frente do livro, aparece uma nova personagem, que foi uma das que não gostei: a Macey.
Ao contrário das outras miúdas do colégio, a Macey viveu toda a sua vida sendo uma rapariga "normal" mas problemática. Não é muito fácil de lidar com ela e achei-a muito estúpida, mas a verdade é que com o tempo, ela foi melhorando nesses aspectos.
Tanto porque estava sozinha e sem amigas naquele colégio para espias, mas também estava atrasada nas matérias, o que a obrigava a ter aulas com raparigas mais novas, em vez das raparigas da sua idade como a Cammie, a Bex e a Liz.
Mesmo que tenha melhorado ao longo do livro, ainda não sou fã dela.

Gostei imenso de como a autora escreveu a cena em que a Cammie conhece o Josh, porque foi uma cena muito engraçada e percebemos logo que o Josh é um rapaz descontraído e simpático, mas que se vê numa situação complicada, sendo que o pai dele quer-lhe deixar o negócio da família, o que obviamente não é algo que o Josh queira para a sua vida.
Durante a "face" em que eles se foram conhecendo, eu estava a gostar imenso de ler sobre eles e até suspirava e ficava feliz por os ver tão felizes e apaixonados, daquela forma muito tonta e que causa borboletas na barriga...
Mas depois, quando eles já estavam numa relação, eu já não era tão fã dessa relação porque o Josh não conhecia a verdadeira Cammie. Não sabia nada sobre ela, e o que sabia eram mentiras.
Ele pensava que namorava com uma rapariga chamada Cammie, que estuda em casa e que é religiosa, que tem um pai engenheiro e uma mãe que adora cozinhar, que tem uma gata chamada Suzie e que faz anos no dia 19 de Novembro.
O que não corresponde, obviamente, à verdade!
E o que eu queria mesmo, era que ela fosse honesta com ele, antes que ele descobrisse que ela era uma das "Miúdas Gallagher".

O que foi o que obviamente aconteceu! Graças ao seu melhor amigo, Dillon (mas eu já falo sobre ele).
E ser uma "Miúda Gallagher" naquela cidadezinha não é algo que se possa ter grande orgulho, porque as pessoas acham que as raparigas que estudam nesse colégio, são um bando de snobes ricaças, que não tem nada que fazer e que os pais não querem por perto.
Esse era o disfarce da escola.

Mas mesmo depois do Josh descobrir que a Cammie era uma das "Miúda Gallagher", que lhe tinha mentido e que, supostamente, nem gostava dele, ele foi "salvá-la" depois de ela ser "raptada" pelos seus professores, por causa de um exame.
O que foi  muito engraçado, e que eu estava a torcer para que acontecesse. Uma vez! Não duas vezes xD Não era preciso ele salvar a Cammie duas vez! Isso sim, deixou-me surpreendida!

Provavelmente, o que estou mais ansiosa para ler em "Juro Dizer a Verdade, Toda a Verdade e Nem Sempre a Verdade" é o que vai acontecer com a relação destes os dois, sendo que ele descobriu que a Cammie é uma espia, mas a mãe dela, e diretora do colégio, deu-lhe a beber um chá que o vai fazer esquecer-se de tudo. E a pergunta é: qual tudo? Tudo da noite em que ele a salvou duas vezes? Ou tudo, incluindo a própria Cammie?

Agora, sobre o Dillon
Não gostei dele pelas razões óbvias. Era muito idiota e infantil, e não entendi bem o porquê de ele odiar tanto as raparigas que andam no colégio Gallagher, sendo que num capitulo ele chega a gozar e "aterrorizar" a Anna, uma miúda Gallagher inofensiva e tímida. 

Não estava à espera do final, mas gostei que a Cammie não tivesse sido castigada, mesmo que tivesse infringido várias regras. Mas ainda tenho muitas perguntas sobre, por exemplo, a relação da mãe da Cammie com o professor Solomon e também, a relação deste com o pai da Cammie. O que será que vai acontecer à Cammie e ao Josh? E será, que vai haver mais algum romance, com outras personagens, no segundo livro?

Por fim, resolvi dar a seguinte classificação, simplesmente porque não foi um livro que me tenha "explodido" a mente, ou que tenha sido completamente perfeito, mas ainda assim foi muito agradável e recomendo imenso agora que a escola está a começar, porque é muito rápido e leve de se ler e é mesmo isso que precisamos em tempo escolar!
                  
*3,5 estrelas!! Ainda não chegou às 4 estrelas, mas tenho esperanças que o segundo livro, mude isso*

Alguém já leu este livro? Se sim, concordam com alguma coisa que disse? E se não, porque não?!
Beijos, Ana!

Sem comentários:

Enviar um comentário